O Projeto2023-10-31T01:43:16+00:00

Nossa equipe

A equipe do instituto é composta por especialistas de diversas áreas do conhecimento que trabalham de forma interdisciplinar para garantir a preservação do pato mergulhão e das águas da Chapada dos Veadeiros

Gislaine Disconzi

Coordenação Geral – Bióloga, formada pela PUC/RS. Doutoranda do PPGCA/FUP. Mestre em Desenvolvimento Sustentável (CDS/UnB). Pesquisadora colaboradora do Centro UnB Cerrado. Especialista do Conselho de Conservação de Aves Aquáticas das Américas. Anilhadora Junior pelo CEMAVE. Possui experiência nas áreas de biologia da conservação, em gestão de áreas protegidas, manejo de recursos naturais, turismo de baixo impacto (observação de aves) e conversação de espécies ameaçadas.

Fernando Henrique Previdente

Coordenador de Campo – Biólogo, formado pela UFSCAR. Possui curso técnico de Guia Regional de Turismo pelo SENAC. Membro da Associação de Condutores Locais da Chapada dos Veadeiros (SERVITUR). Anilhador Júnior pelo CEMAVE e vem desenvolvendo estudos e pesquisas no Projeto Pato-mergulhão na Chapada dos Veadeiros há pelo menos 10 anos.

Stefânia Fernandes

Design Gráfico – aluna especial do Mestrado em Artes (UnB), Pós-graduada em Design Gráfico pela FAAP (SP), Graduada em Educação Artística, com habilitação em Artes Plásticas e Desenho (UnB).

Paulo H.G. de Souza

Coordenador Administrativo e Financeiro – Gestor Ambiental (UCB/DF). Possui vasta experiência em atividades rotineiras de gestão administrativa, gestão da informação, controladoria e finanças de organização do terceiro Setor. Desempenha papel importante em vários projetos desenvolvidos no bioma Cerrado.

Silmara Villas Boas Fernandes

Estagiária de Conservação – Bióloga, formada pela Universidade de Brasília. É guia local de ecoturismo. Possui conhecimento turismo educacional desenvolvendo ações em comunidades da Chapada. Atua no Projeto Pato-mergulhão Chapada dos Veadeiros desenvolvendo ações de pesquisa e monitoramento da espécie.

Pablo Aguiar Saboya

Mapeamento e SIG – Engº Agrônomo, Mestre em Ecologia (UnB). Trabalha com projetos de pesquisa sobre o Cerrado e com mapeamento utilizando o Sistema de Informação Geográfica (SIG). Atualmente trabalha como consultor em diversos projetos no bioma Cerrado.

Mieko Kanegae

Conteúdo de Educomunicação – Bióloga, formada pela UnB. Doutora em Eclogia pela USP. Mestre em Ecologia pela UnB. Tem experiência na área de ecologia das aves, atuando em temas relacionados à ecologia de populações e comunidades, com ênfase na conservação. Atuou como professora-visitante do Centro UnB Cerrado e coordenou o projeto Raizeiros de Alto Paraíso: saberes ameaçados.Autora de livros infantis que descrevem o bioma Cerrado e suas espécies.

Guilherme Barroso

Estagiário de Conservação – Biólogo, formado pela Universidade de Brasília. Atua como educador em projeto com crianças em risco na cidade de Alto Paraíso. Possui conhecimento e apreço pela herpetologia, a qual foi foco de seu trabalho de conclusão de curso de graduação. Atua no Projeto Pato-mergulhão Chapada dos Veadeiros desenvolvendo ações de pesquisa e monitoramento da espécie

Anelise Cristaldo Romero

Marketing e Comunicação – Turismóloga, formada pela UEMS. Diretora Executiva da Fundação Mais Cerrado. Coordena a equipe de comunicação e mobilização da rede SOS Chapada dos Veadeiros e SOS Mais Cerrado. Coordena ações de sensibilização da importância do Cerrado.

André Guaraldo

Marcação e Rastreamento – Biólogo, formado pela UNESP Rio Claro. Possui experiência em comportamento, migração e ecologia de aves, além de frugivoria e dispersão de sementes. Doutor em Ecologia pela UnB. Atualmente é Professor Colaborador, orientador de nível Mestrado e Doutorado. Em ornitologia, possui experiência em técnicas tradicionais e no uso de métodos mais específicos de tecnologias mais recentes

Lyara Apostolico

É Designer, Especialista em Projetos culturais e sociais, e Gestão e Políticas Públicas pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), pós doutora em mídia e sociedade pela Universidade Autônoma de Barcelona (2009), doutora em Artes (2006) e mestre em Ciências da Comunicação (2002) pela Universidade de São Paulo. É fundadora da Roda de Projetos (www.rodadeprojetos.com.br) que oferece treinamento de ponta para pessoas que querem promover a transformação social.

André Dib

Trabalha com fotografia documental há 17 anos. Publicou nas principais revistas e jornais do país e também do exterior, entre elas National Geographic, The Guardian, O Globo. Produziu conteúdo para ONGs e instituições como WWF, SOS Amazônia, Fundação Boticário, Itaú Social, Greenpeace, FAO (ONU), entre outras. Publicou livros como Chapada dos Veadeiros, SerTão Kalunga e ganhou diversos prêmios dentro e fora do Brasil.

Débora da Costa

Desenvolveu os podcasts para o programada ECOTOQUE A HORA DO PATO para apresentar nas rádios locais. Psicóloga especializada em Arte terapia e guia local de ecoturismo, formada em Ecopsicologia e Ecologia Profunda pelo IBE – Instituto Brasileiro de Ecopsicologia e UNIPAZ. Design em Sustentabilidade pelo Gaia Education. Facilita vivências de reconexão com a natureza baseadas nos Banhos de Floresta – Shiring-Yoku e Trabalho Que Reconecta de Joanna Macy.

Sarah

Sarah é parceira do Projeto Pato-mergulhão e é formada e geofísica especializada em águas subterrâneas, mudanças climáticas e sensoriamento remoto. Ela também trabalha como agente de viagens com foco na natureza e expedições para turistas europeus. Completou seu mestrado na Universidade de Colônia na Alemanha em 2014, vive no Brasil desde 2016 e é membro fundador e diretor financeiro da AVE.

Conheça nossa história

Conheça nossa história

[devvn_ihotspot id=”2601″]

Relatórios de Execução

Relatórios 2018

Nestes relatórios estão as atividades desenvolvidas no ano de 2018

acessar

Relatórios 2019

Conheça as ações e resultados alcançados no ano de 2019

acessar

Relatórios Finais

Saiba mais sobre os resultados alcançados pelo Projeto

acessar

Receba nosso informativo

Publicações